Nossa proposta é tirar a poeira de nossas Bíblias que por vezes ficam esquecidas em um canto da estante, ou como “amuleto” aberta em capítulo específico pegando poeira num pedestal, ou ainda sendo aberta somente aos domingos durante o culto. Almejamos através da pesquisa dos conteúdos milenares desse livro ajudar a transformar nossas vidas em vida de verdade, retirando-a do pedestal do homem para nos colocar aos pés do Senhor, nutrindo-nos do amor de Deus.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Presentes especiais – Vídeo

Asista um vídeo rápido com uma mensagem legal para todos os dias do ano.

Presentes especiais

A mais de 2000 anos nascia um menino na cidade de Belém, chamado Jesus. Sua história registra que o bebê recebe a visita de três reis vindos do oriente. Felizes por o encontrarem oferecem três presentes: Ouro, Olíbano e Mirra.

O Ouro, na antiguidade virou um presente apropriado para se dar a um rei, por ser utilizado em coroas, tronos e outros utensílios[1]. Um símbolo de riqueza por ser indestrutível e de preciosidade duradoura. Dando ouro a Jesus eles O reconheciam como Rei, indestrutível e duradouro.

O incenso, mas propriamente o Olíbano, utilizado em Israel – desde antes da era cristã – como ingrediente do incenso especial utilizado nos cultos[2]. E era também queimado no Dia da Expiação (Yom Kippur), quando o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos, e aquela fumaça servia de expiação como algo para acalmar a divindade. Um ritual feito pelos Judeus até hoje para purificação de seus pecados. Olíbano dado a Cristo o reconhecia como o novo Sumo Sacerdote que sofreria as consequências pelos pecados de todos.

A mirra, desde os tempos antes de Cristo por ser um item de comércio era também considerada um presente estimado. Na crença Judaica é um ingrediente importante no óleo usado para unção e sua fragrância aparece no óleo “de alegria” usado por Deus para ungir Seu rei escolhido[3]. Ao darem esse presente à Jesus, representava que Ele era o escolhido de Deus o novo Rei.

É interessante o significado dos presentes dados a Cristo por eles. Que ao verem o menino ficaram alegres e felizes, pois pela fé presenciaram suas esperanças se concretizando.

Em nossos dias, todos nós, de alguma forma ou em alguma situação, temos esperança de encontrar paz, amor, justiça, segurança, perdão, Deus e vida eterna. Assim como aqueles três homens, se hoje encontrarmos Jesus podemos vibrar de felicidade por reconhecer Nele a fonte das respostas que tanto precisamos.

Depende somente de nós, para hoje seguirmos os sinais e encontrar a Jesus. E assim poderemos fazer como os antigos. Confiando nossas vidas a Cristo e dependendo Dele para promover a justiça e a paz. Pois Ele nos livra dos nossos inimigos, nos dá vitórias, traz Deus pra perto e nos faz seguros, num reino indestrutível e eterno.

Que estando com Cristo sintamos o perdão e a liberdade sem o peso do pecado através do Seu sacrifício por nós, como incenso agradável a Deus.

Vamos renovar nossas forças para a vida, por sabermos que caminhamos ao lado Daquele que é o ungido, o escolhido de Deus para a obra prima de Seu amor que se chama, Salvador.

Neste dia vamos encontrar a Jesus. Encher nossos corações de alegria, e renovar nossa fé em Deus, celebrando no Natal o cumprimento da promessa do Pai e o nascimento do Senhor Jesus, o Cristo. E Dele aguardar e receber ainda maior: paz, amor, justiça, vitórias, segurança, perdão, Deus e a salvação eterna de nossas vidas.

 

Referências bibliográficas

COENEN, Lothar & BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. 2 vols. 2ª edição. Trad. de Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2000.

GRAECE, Novum Testamentum. Stuttgart: Deutsch Bibelgesellschaft, 1993.

RAHLFS, Alfred. LXX Septuaginta. Stuttgart: Württembergische Bibelanstalt / Deutsche Bibelgesellschaft, 1935.


[1] 1 Reis 10:18

[2] Levitico 24:7

[3] Salmo 45:7-8