A mais de 2000 anos nascia um menino na cidade de Belém, chamado Jesus. Sua história registra que o bebê recebe a visita de três reis vindos do oriente. Felizes por o encontrarem oferecem três presentes: Ouro, Olíbano e Mirra.
O Ouro, na antiguidade virou um presente apropriado para se dar a um rei, por ser utilizado em coroas, tronos e outros utensílios[1]. Um símbolo de riqueza por ser indestrutível e de preciosidade duradoura. Dando ouro a Jesus eles O reconheciam como Rei, indestrutível e duradouro.
O incenso, mas propriamente o Olíbano, utilizado em Israel – desde antes da era cristã – como ingrediente do incenso especial utilizado nos cultos[2]. E era também queimado no Dia da Expiação (Yom Kippur), quando o Sumo Sacerdote entrava no Santo dos Santos, e aquela fumaça servia de expiação como algo para acalmar a divindade. Um ritual feito pelos Judeus até hoje para purificação de seus pecados. Olíbano dado a Cristo o reconhecia como o novo Sumo Sacerdote que sofreria as consequências pelos pecados de todos.
A mirra, desde os tempos antes de Cristo por ser um item de comércio era também considerada um presente estimado. Na crença Judaica é um ingrediente importante no óleo usado para unção e sua fragrância aparece no óleo “de alegria” usado por Deus para ungir Seu rei escolhido[3]. Ao darem esse presente à Jesus, representava que Ele era o escolhido de Deus o novo Rei.
É interessante o significado dos presentes dados a Cristo por eles. Que ao verem o menino ficaram alegres e felizes, pois pela fé presenciaram suas esperanças se concretizando.
Em nossos dias, todos nós, de alguma forma ou em alguma situação, temos esperança de encontrar paz, amor, justiça, segurança, perdão, Deus e vida eterna. Assim como aqueles três homens, se hoje encontrarmos Jesus podemos vibrar de felicidade por reconhecer Nele a fonte das respostas que tanto precisamos.
Depende somente de nós, para hoje seguirmos os sinais e encontrar a Jesus. E assim poderemos fazer como os antigos. Confiando nossas vidas a Cristo e dependendo Dele para promover a justiça e a paz. Pois Ele nos livra dos nossos inimigos, nos dá vitórias, traz Deus pra perto e nos faz seguros, num reino indestrutível e eterno.
Que estando com Cristo sintamos o perdão e a liberdade sem o peso do pecado através do Seu sacrifício por nós, como incenso agradável a Deus.
Vamos renovar nossas forças para a vida, por sabermos que caminhamos ao lado Daquele que é o ungido, o escolhido de Deus para a obra prima de Seu amor que se chama, Salvador.
Neste dia vamos encontrar a Jesus. Encher nossos corações de alegria, e renovar nossa fé em Deus, celebrando no Natal o cumprimento da promessa do Pai e o nascimento do Senhor Jesus, o Cristo. E Dele aguardar e receber ainda maior: paz, amor, justiça, vitórias, segurança, perdão, Deus e a salvação eterna de nossas vidas.
Referências bibliográficas
COENEN, Lothar & BROWN, Colin. Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento. 2 vols. 2ª edição. Trad. de Gordon Chown. São Paulo: Vida Nova, 2000.
GRAECE, Novum Testamentum. Stuttgart: Deutsch Bibelgesellschaft, 1993.
RAHLFS, Alfred. LXX Septuaginta. Stuttgart: Württembergische Bibelanstalt / Deutsche Bibelgesellschaft, 1935.
[1] 1 Reis 10:18
[2] Levitico 24:7
[3] Salmo 45:7-8
0 comentários:
Postar um comentário