Nossa proposta é tirar a poeira de nossas Bíblias que por vezes ficam esquecidas em um canto da estante, ou como “amuleto” aberta em capítulo específico pegando poeira num pedestal, ou ainda sendo aberta somente aos domingos durante o culto. Almejamos através da pesquisa dos conteúdos milenares desse livro ajudar a transformar nossas vidas em vida de verdade, retirando-a do pedestal do homem para nos colocar aos pés do Senhor, nutrindo-nos do amor de Deus.

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Esperança para o que nos espera

O fim


Segundo a sabedoria popular, uma coisa é certa: Todos nós chegaremos ao fim da vida, ou como preferir a morte é o fim de todos. Vivemos vários séculos de natureza humana, com uma contínua evolução do conhecimento, e ainda assim não conseguimos vencer essa verdade.

Até hoje acompanhamos a ciência investir muito tempo e recursos em um antídoto que nos livre da morte ou até mesmo prolongue um pouco mais nosso tempo. Conhecemos alguns exemplos que demonstram como a raça humana, ao longo de sua existência, se preocupa tanto com isso que concentra parte de sua energia em busca de uma vida eterna. As múmias egípcias foram uma tentativa de preparar o corpo possibilitando mais vida no futuro. Walt Disney empenhou seu dinheiro em uma solução de congelamento com a intenção de alguém retorná-lo à vida num futuro. Atualmente continuamos nossa saga pela sobrevivência vislumbrando uma possibilidade de sobrevida guardando células tronco.

De certo ganhamos inúmeros benefícios com a procura de uma condição de vida melhor e da saúde. Entretanto, nossos esforços têm demonstrado sua inoperância diante daquilo que talvez seja o maior medo da humanidade - a morte.

É fato de que esse é um assunto que incomoda a todos nós. Parar para pensar nele, em como será ou o que acontecerá depois, gera certo desconforto. Alguns talvez tenham receio de sentir dor ou de sofrer no momento da morte e isso causa medo. Outros podem se abalar pelo desconhecimento ou incerteza do que acontecerá depois que morrerem. E é em uma certeza que está a chave para vencer esses medos e a morte.


A vida eterna, após o fim

No texto bíblico que estudamos, o apóstolo Paulo, argumenta com alguns moradores da cidade de Corinto, na Grécia, sobre um acontecimento daquela época que trazia um novo sentido para a morte. Cristo ressuscitou!

A discussão dele acontece porque algumas pessoas daquela igreja, apesar de terem ouvido falar de Jesus e de aceitarem seus ensinamentos, continuavam a não acreditar na ressurreição. E como poderia alguém se dizer Cristão sem crer na ressurreição, se de fato Ele ressuscitou.

O autor tenta refrescar a memória de seus leitores, quanto ao fato que mudaria suas perspectivas sobre a morte. Já no início do texto onde diz que Jesus foi despertado, por Deus, dentre os mortos, ele fala que Deus faz as pessoas voltarem a viver.

Essa afirmação diante de nossa antiga luta contra a morte, abre uma chance. Uma resposta milenar para uma questão tão antiga. Uma esperança de vida para sempre. Podemos voltar a viver após a morte e com isso sossegarmos nosso coração do medo do inesperado.

Talvez também – assim como os coríntios – necessitemos relembrar o que já ouvimos, Deus tem um plano de vida eterna para todos. Essa fórmula não requer embalsamento, congelamento, muito menos dinheiro e caridade. Ela não requer esforço próprio no sentido de pagar caro para se ter algo de tanto valor. O preço dela é acreditar.

Serão inúteis todos os nossos esforços para tentar vencer a morte, se não cremos que Deus ressuscitou Jesus Cristo e que nossa fé Nele nos fará vivos. Pois Cristo nos diz: “Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim não morrerá, eternamente.” (João 11:25 e 26)

O ingresso para a vida eterna já existe e podemos adquiri-lo hoje. Basta que cada um de nós acredite nos ensinamentos de Jesus. E aqueles que acreditarem, receberão a esperança e a vitória sobre o que nos espera.


A vida, antes do fim

Se o que Paulo disse aos da igreja de Corinto traz esperança para um tempo futuro, o que dizer dos momentos que passaremos até que chegue?

Poderíamos esperar coisas boas somente para após a morte, sendo que ainda teríamos que enfrentar as outras dificuldades que nos aparecem nas situações da vida. Nossa realidade ainda nos perturbará com os problemas de relacionamentos: a violência, a falta de recursos, as doenças, como tantas outras coisas que todos os dias nos fazem pensar e pedir por algo que resolva tudo isso.

E no texto estudado encontramos esperança também para essas situações, ou seja, crer em Cristo traz benefícios para a vida eterna e também para nossa vida aqui antes do fim. Como numa promoção “pague um e leve dois”, quando acreditamos em Jesus e seguimos seus ensinamentos temos esperança e vitória para os problemas dessa vida.


Conclusão

Ninguém vive no passado, mesmo que infelizmente alguns carreguem suas dores. O presente é onde realmente lutamos, produzimos e vivemos. Nesse ponto de vista o futuro é o que mais tem afetado nossas vidas pela insegurança e ansiedade diante das dificuldades.

Que possamos aprender e crer nas palavras do apóstolo que falamos aqui. Para que encontremos em suas verdades a cura para o passado, as orientações para o presente onde, cultivando a fé em Cristo, tenhamos esperança pro futuro que nos espera todos os dias.

Esse texto foi baseado num estudo exegético em 1 Coríntios 15:12-23, utilizando os métodos de análise linguístico-sintática e semântica. Para visualizá-lo acesse Exegese de 1 Coríntios 15:12-23
Autoria: Fábio Mariano
Revisão ortográfica: Elcir Ximenes

0 comentários:

Postar um comentário