Nossa proposta é tirar a poeira de nossas Bíblias que por vezes ficam esquecidas em um canto da estante, ou como “amuleto” aberta em capítulo específico pegando poeira num pedestal, ou ainda sendo aberta somente aos domingos durante o culto. Almejamos através da pesquisa dos conteúdos milenares desse livro ajudar a transformar nossas vidas em vida de verdade, retirando-a do pedestal do homem para nos colocar aos pés do Senhor, nutrindo-nos do amor de Deus.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Atos 9: 1-22 – parte II


Continuando o estudo da perícope de Atos 9: 1-22, veremos hoje a sociedade nos tempos de Paulo. No próximo tópico de nossa pesquisa daremos enfoque na região de então. Assim, ao término do ensaio teremos uma abordagem histórico-social no livro de Atos.


Capítulo 2 – A sociedade de Israel nos tempos de Paulo


A sociedade nos tempos de Paulo era constituída por um misto de culturas, religiões e convicções políticas, ora mantidas dos costumes judaicos, ora oriundas de Roma.

Não se pode dessa forma desmembrar os grupos que compunham Israel no século I sem adentrar ao campo da política uma vez que tudo para esta sociedade apresentava cunho político.

Segundo a óptica de Robert GUNDRY, em seu livro, Panorama do Novo Testamento, p. 23 e 29 pode-se vislumbrar um pouco melhor a sociedade de então:

“4 milhões de judeus viviam sob o domínio deste vasto Império, o que representava ± 7% da população total do mundo romano [...]. Havia portanto um grande número de habitantes judeus naquela época, dos quais a sua grande maioria, principalmente na região da Palestina, era pobre e em geral alguns eram lavradores e outros porém viviam do comércio e da pesca.
A escravidão entre os judeus não era uma prática muito grande pois a maioria dos judeus palestinos eram tidos como cidadãos livres. Na sociedade judaica não havia muitos desníveis sociais por causa da influência niveladora do judaísmo”[...].



Logo, certa hegemonia era dada aos judeus e assim os sumos sacerdotes permaneciam no poder ajudando o governador romano. Além disso, como acima supracitado, existiam outros grupos presentes na sociedade da época.

Constituía também importância fundamental para sociedade o sinédrio, as sinagogas e o templo.

Desta forma, os grupos que compunham Israel nos tempos de Paulo eram formados por: zelotes, herodianos, centuriões e publicanos, escribas, saduceus, fariseus, samaritanos e os seguidores de Jesus.

2.1 – Zelotes

Este grupo originou-se a partir dos fariseus, contudo seu cunho era mais político que religioso. Era composto em sua maioria por pequenos camponeses e pessoas oriundas das camadas mais baixas da sociedade que se viam massacradas pelo fisco.

Ansiavam destituir Roma do poder e eram contrários ao governo de Herodes na Galiléia. Religiosos e nacionalistas ao extremo almejavam instituir a monarquia a YHVH, retomando assim o messianimo do êxodo.

2.2 – Herodianos

Embora não pudessem ser chamados de um grupo social propriamente dito, eles representavam a dependência dos judeus aos romanos, uma vez que possuíam o poder da Galiléia nas mãos. Por caberem a tais a incumbência de capturar agitadores eram considerados os principais opositores dos zelotes. (Mt. 22.16; Mc. 3:6; Mc.12:13)

2.3 – Centuriões e Publicanos

Os centuriões representavam o poder militar da época. A serviço de Roma comandavam 100 soldados.
Embora a figura dos publicanos também representasse o poder romano outorgado, sua incumbência estava no âmbito de recolher impostos e, por tal motivo essa classe era odiada pelos judeus. (Mt. 9:9; Mc. 2:14; Lc. 5:27).

2.4 – Escribas                

Também conhecidos como doutores da lei, este grupo possuía grande prestígio junto à sociedade da época.
Por serem interpretes das escrituras (copistas) dominavam amplo campo do saber (administração, direito e educação) influenciando assim a escola, o sinédrio e as sinagogas.
Devido ao “poder” político que possuíam, embora não fossem economicamente os mais abastados, tornam-se guias espirituais do povo, determinando, até mesmo, regras para dirigir o culto. 

2.5 – Saduceus

Grupo imponente formado pelos grandes proprietários de terras (anciãos) e pelos membros da elite sacerdotal. Eram os responsáveis pelo controle do Sinédrio, ou seja, detinham o poder nas mãos, e para tal tornaram-se os maiores colaboradores do império romano, fazendo uma política de conciliação temendo perder seus cargos e privilégios. No âmbito da religião mantinham uma postura conservadora aceitando somente a lei escrita.

 2.6 –  Fariseus

Tratava-se da seita mais segura da religião judaica (At. 26:5), criada no período anterior a guerra dos Macabeus, com o propósito de oferecer resistência ao espírito helênico que havia se instaurado entre os judeus.
Sustentavam a doutrina da predestinação que consideravam em harmonia com o livre arbítrio. Acreditavam na imortalidade da alma, na ressurreição do corpo e na imortalidade do espírito; criam nas recompensas e castigos da vida futura de acordo com os atos cometidos em vida.
Contudo, tais aspectos não representavam a essência da doutrina e sim viver em conformidade com a lei, indiferente de sua consequência. Por exemplo, para eles, guardar o sábado (dia do Senhor) era algo extremamente importante não podendo nem ao menos retirar um inseto pousado sobre a roupa, por ser isto considerado trabalho, e no dia santo era inconcebível trabalhar.
Embora buscassem primeiramente as cousas divinas, passaram a amar mais a lei do que a Deus. Saulo de Tarso, homem do qual este ensaio trata, pertencia a esta seita, contudo, mostrou-se homem reto e temente a Deus, posteriormente.

2.7. – Samaritanos

Embora não pertencessem ao judaísmo propriamente dito, era um grupo característico da região palestinence. Observavam escrupulosamente o Pentateuco. Frequentavam o Templo de Jerusalém, mas, não aceitavam os outros escritos do Antigo Testamento.

Por possuírem miscigenação com estrangeiros, eram considerados pelos judeus como raça impura e motivo de contenda dos fariseus para com os novos Cristãos, pois estes admitiam aos oriundos de Samaria os mesmo privilégios perante a nova doutrina. (Lc. 10: 29-37; 17: 16-18; Jo. 4: 1-42).

 2.8– Os Seguidores de Jesus

Após a ascensão de Cristo (30 AEC) crescia em números os seus seguidores. Diz a Bíblia que três mil homens foram batizados no dia de pentecostes.
Tal grupo, também conhecido com “seita do Caminho”, possuía tudo em comum (At. 2:42-47), vendiam suas propriedades e bens e distribuíam igualmente entre os menos abastados, não havendo assim, nenhum necessitado entre eles.
Perseveravam na doutrina dos apóstolos, na comunhão e nas orações. Em atos 4:4 diz que o número de convertidos chegou a quase 5 mil homens. Contudo Rodney Stark contesta e explica tais números em seu livro Crescimento do Cristianismo:


Para um número inicial, At.1,14-15 sugere que, vários meses após a cruxificação, havia 120 cristãos. Mais adiante, em At.4-4, menciona-se um total de 5 mil adeptos.

E, segundo At. 21,20, por volta da década de 60, havia “milhares de judeus” em Jerusalém que abraçaram então a fé.

Não se trata de estatísticas. É que houvera muitas conversões em Jerusalém, que deve ter sido a primeira cidade cristã, já que ali provavelmente havia não mais de 20 mil habitantes na época – J.C. Russel (1958) estima apenas 10 mil. Como observa Hans Conzelmann, esses números pretendem apenas “mostrar quão prodigiosamente o Senhor mesmo está agindo aqui” (1973:63). Com efeito, como nota Robert M. Grant, “sempre se deve levar em consideração que os números da antiguidade [...] são parte de um exercício de retórica”  (1977:7-8) e não devem, efetivamente, ser tomados em termos literais.

[...] Até meados do século III, Orígenes admitia que os cristãos constituíssem tão-somente “uma pequena parcela” da população. No entanto seis décadas depois os cristãos eram tão numerosos que Constantino julgou conveniente aderir à Igreja.


Assim sendo, tomando por base o que diz Rodney pode-se considerar que no ano 34 EC o número de seguidores de Cristo somavam pouco menos de 1000 adeptos. Contudo,  tal fato, não deixa de ser considerado espantoso devido à opressão desses, sofrida por parte dos governantes e dos fariseus da época.

Esta é a sociedade que permeia a perícope de Atos 9: 1-22. No próximo tópico veremos como era a região em que tais grupos conviviam.

0 comentários:

Postar um comentário